Pouco se sabe sobre o oficial da Marinha francesa Jules Marie Vincent de Sinety (1812-1898), que era também um talentoso artista amador. Ele entrou na escola da Marinha de Angoulême, região no centro-oeste da França, em 1827, aos 15 anos. Serviu como aspirante na campanha de Argel na fragata Duchesse de Berry. Foi nomeado cavaleiro da Legião de Honra em 1839 e promovido a tenente no ano seguinte.

Sinety veio ao Brasil a bordo da corveta L’Expéditive, quando também participou, entre 1837 e 1841, do bloqueio anglo-francês ao Rio da Prata. Aqui, como em outros países a que a Marinha o levou, o oficial se dedicou a pintar muitas aquarelas. As imagens reunidas na Brasiliana Iconográfica pertencem ao acervo da Pinacoteca de São Paulo e parecem integrar um livro de viagem que nunca foi publicado.

Estudo para frontispício Traversée de Toulon à Rio-Janeiro
Estudo para frontispício Bresil

Nas imagens acima, vemos o que seria a página inicial que Sinety desenhou para o eventual livro Travessia de Toulon ao Rio de Janeiro e uma outra que abriria o trecho sobre o Brasil. Fez desenhos de paisagens do Rio de Janeiro, como o porto, a baía, o Pão de Açúcar e vistas de bairros como Santa Teresa e Glória e, em todos, ocorre pouca presença do elemento humano, que não é o forte nas pinturas de Sinety, que em geral não detalha bem as fisionomias.

Rio de Janeiro
Sa Theresa
La Gloria

Na Bahia, parece ter chegado mais perto dos habitantes e retrata os pescadores, o vendedor de água, as habitações dos negros e o vendedor de manteiga. Curioso observar que nos títulos de suas obras Sinety usa ou o francês ou o espanhol, mas não o português. Sua maior intimidade com o espanhol talvez se devesse à sua participação no bloqueio do Rio da Prata, que durou de 1838 a 1840. Ele escreveu sobre os momentos cruciais desse episódio em um diário recentemente descoberto e publicado no livro Juan Manuel Rosas y los Bloqueos al Río de la Plata de Francia e Inglaterra (Buenos Aires. Editorial Arte e Historia, 2008).

Bahia
Aguatero
Cases a negres / Mantequiero

Neste conjunto de 22 aquarelas, temos também imagens de Gibraltar, Tenerife e cenas no navio. Sinety continuou viajando como tenente e desenhando. São dele as ilustrações do livro Le Voyage de S.A.R. Monseigneur le Duc de Montpensier à Tunis, en Égypte, en Turquie et en Grèce (A. Bertrand, 1847, Paris), um relato da viagem, realizada em 1845 e escrito por Antoine de Latour, secretário do duque. Nessa viagem, a bordo do navio Gomer, Sinety era o segundo no comando e ainda assim realizou 25 aquarelas para o livro. O Duque de Montpessier era Antoine Marie Philippe Louis d'Orléans (1824-1890), filho do rei Louis Philippe I (1773-1850) da França e irmão caçula do Príncipe de Joinville, François-Ferdinand Philippe Louis Marie d'Orleans (1818-1900), casado com a princesa Francisca de Bragança (1824-1898), irmã de D. Pedro II. Sinety deixou a marinha em 1848.