Em razão do momento que estamos vivendo – um período de isolamento para o qual a recomendação é permanecer em casa –, a equipe da Brasiliana Iconográfica selecionou alguns registros feitos no interior de residências brasileiras ao longo do século XIX para mostrar como era ficar em casa naquela época.

Os registros são feitos, em sua maioria, por artistas viajantes que vieram para o Brasil integrando expedições científicas, artísticas ou viagens diplomáticas e que tinham como meta apresentar ao mundo a paisagem, a flora, a fauna e a sociedade brasileiras. Neste ponto, a morada dos brasileiros – brancos, negros escravizados e indígenas – acabava por revelar muito bem a nossa sociedade.

Brazillian Family at home
Habitation de négres

Além disso, no início do século XIX, intensificou-se na Europa a prática de contratar artistas para registrar cômodos das casas e suas decorações – hábito adquirido tanto pela aristocracia como pela classe média. A moda também pegou no Brasil, mas curiosamente muitos dos artistas que passaram por aqui apontaram em seus livros de viagens que os brasileiros eram bastante reservados e não gostavam de receber estranhos dentro de suas casas – diferente da fama que temos hoje em dia.