Apesar de ter seu fim decretado no dia 15 de novembro de 1889, a monarquia brasileira já vinha sofrendo abalos desde o início da segunda metade do século XIX. A impopularidade do império por conta do crescente desinteresse de Pedro II pelos assuntos de Estado fez com que a imprensa, livre desde 1850, passasse a atacar cada vez mais o imperador e, sobretudo, os gastos excessivos da Coroa. 

A Augusta Família Imperial do Brazil

A pressão aumentou com o fim da Guerra do Paraguai, em 1870. Foi criado o Partido Republicano, formado em sua maioria por profissionais liberais e fazendeiros. Eles criticavam a concentração de poder de d. Pedro II, pleiteavam mais autonomia das províncias e propunham reformas implementadas por meio de uma República Federativa. 

Paralelamente à evolução do pensamento republicano, mas nem sempre aliado a ele, cresciam os movimentos abolicionistas. Em 1871 foi aprovada a Lei do Ventre Livre, que libertava escravizados que nascessem após a sua promulgação; em 1880 foi fundada a Sociedade Brasileira contra a Escravidão e, no ano seguinte, a Confederação Abolicionista. Em 1884, a escravidão foi extinta no Ceará e no Amazonas e, em 1885, foi promulgada a Lei do Sexagenário, que declarava livres os escravizados com mais de 60 anos.

O Exército também passou a exercer forte oposição ao governo. Simpáticos ao regime republicano, os militares lutavam contra a proibição de se manifestarem sobre assuntos políticos na imprensa desde o fim da Guerra do Paraguai. Em 1886, ao se negar punir oficiais considerados desobedientes, Marechal Deodoro da Fonseca, um dos heróis da guerra, foi demitido do cargo.

[Marechal Deodoro da Fonseca ]

Em meio à crise política, Pedro II parecia não se importar em refazer sua imagem, pelo contrário. Foi nessa época que ele mais realizou viagens internacionais. Durante os anos 1871, 1876 e 1887 passou praticamente o tempo todo fora do país.

Um sentimento crescente de desvalorização do Exército, a pressão da elite cafeeira e a abolição da escravidão em 1888 afastou de vez a classe conservadora do imperador,  inviabilizando a continuidade do governo. 

Abolição da Escravatura

Em junho de 1889, d. Pedro II nomeou o Visconde de Ouro Preto para o gabinete ministerial. Sua missão seria atender as demandas dos republicanos e realizar reformas, na tentativa de dar sobrevida ao governo. Mas já era tarde. 

Em 9 de novembro, a família imperial realizou sua última grande – e dispendiosa – festa na corte. O baile era uma homenagem à presença do navio chileno Almirante Cochrane no Rio de Janeiro. O evento também celebrava as bodas de prata da princesa Isabel e do conde d’Eu. “Foi planejada para demonstrar a vitalidade do Império”, contam Keila Grinberg e Mariana Muaze em O 15 de Novembro e a Queda da Monarquia, livro que acaba de ser lançado pela Editora Chão. “Relatam os contemporâneos que o próprio monarca [d. Pedro II] teria chegado a satirizar sua fragilidade política; ao perder o equilíbrio na chegada ao baile, comentara: ‘O monarca escorregou, mas a Monarquia não caiu!’ Seria por pouco tempo.”

No dia 15 do mesmo mês, Marechal Deodoro invadiu o Gabinete ministerial do Império e depôs o Visconde de Ouro Preto. De lá, rumou para o quartel e concretizou simbolicamente a tomada de poder. Sem resistência das tropas nem a participação do povo, a República foi instaurada como nova forma de governo do Brasil. 

Hoje, 130 anos anos depois, o tema ainda provoca discussões acaloradas: enquanto alguns historiadores ressaltam a importância da República no Brasil, mesmo com todos seus problemas, outros estudiosos, e principalmente grupos monarquistas, contestam sua legitimidade e consideram que a proclamação foi um golpe. 

Muitas publicações foram lançadas em 2019 para jogar luz sobre o assunto e fazer um balanço histórico da República brasileira. Veja abaixo:

Dicionário da República: 51 Textos Críticos, organização de Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Murgel Starling, editora Companhia das Letras. 

Coleção Folha – A República Brasileira, vários autores, editora Folha de S. Paulo. 

O 15 de Novembro e a Queda da Monarquia: Relatos da Princesa Isabel, da Baronesa e do Barão de Muritiba, organização de Keila Grinberg e Mariana Muaze, Chão Editora. 

Os Presidentes – A História dos que Mandaram e Desmandaram no Brasil, de Deodoro a Bolsonaro, de Rodrigo Vizeu, editora Harper Collins.